-
Arquitetos: Carreño Sartori Arquitectos
- Área: 458 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Marcos Mendizabal
-
Fabricantes: Budnik, Cintac, MK
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um edifício para estudantes do Campus Tecnológico da Universidade de Talca, localizado em Los Niches, Chile. Este campus é composto por uma série de edifícios isolados e espaços públicos intermediários, que conferem continuidade ao local.
Os alunos vêm de longe e aguardam longos períodos entre uma aula e outra: eles precisavam de um espaço de permanência e estudo. Essa permanência vai desde tomar um café, até o trabalho em grupo e, mais silenciosamente, o estudo individual. Para isso, propõe-se uma graduação acústica em direção à intimidade, que se resolve em um corte arquitetônico o qual introduz diferentes níveis a partir da rua, avançando de forma ascendente do público para o mais privado.
O térreo do campus é mantido livre, desde a rua até um jardim nos fundos, com uma estrutura principal de duas grandes vigas reticuladas que liberam o primeiro nível, confinado por duas grandes paredes de concreto que, por sua vez, sustentam a estrutura metálica. São utilizados elementos reticulados, levando-os a todas as escalas e dimensões do projeto. As considerações de orientação solar são resolvidas com uma marquise e beiral no norte, e uma parede cega no lado oeste, evitando a luz direta nas salas de estudo. Por outro lado, uma grande janela ao leste ilumina as salas de estar pela manhã.
A marquise de 6 metros em direção à rua de acesso cria um espaço público sombreado, que inclui uma longa mesa e máquinas de autoatendimento. No interior aberto - obtido pela desobstrução estrutural das vigas reticuladas - há uma vida universitária em comum, com distinções programáticas associadas aos desníveis no solo e um revestimento de madeira acústica que suaviza a estrutura metálica.